Como Funcionam as correções do ENEM? | Cronograma de Estudos ENEM

No dia 22 de Abril ocorreu nossa primeira Aula de Redação Aberta, em que fizemos mapeamento de uma redação nota MIL do ENEM de 2018. Além da resolução de exercícios de Filosofia, conversamos como essa disciplina pode cair nas provas de vestibular. O ENEM, como uma prova interdisciplinar, em seu caderno de “Ciências Humanas” comporta testes de Filosofia e Sociologia. Considerando um sistema de correções baseado no nível de dificuldade encontrado em cada questão, é muito importante se atentar à esses assuntos para garantir uma boa nota e sua entrada na universidade. Lembre-se que nesse post não estarei discutindo sobre os meios de ingresso, mas fornecendo uma exposição de informações que nem mesmo tinha ideia quando prestei o ENEM, mas são muito importantes saberem durante a prova. Uma dica valiosa é, primeiramente, entender como a prova funciona, como é avaliada e como você pode utilizar sua nota para ingressar no curso de seu interesse.


 

Questões – A Prova Objetiva 

Diferente como a 1º fase da FUVEST, por exemplo, seu desempenho do Enem é analisado a partir de um modelo chamado Teoria de Resposta ao Item ou simplesmente TRI. A lógica é se você é capaz de acertas as questões mais difíceis, vai passar pelas mais fáceis. Nesse sentido, se você errar as questões fáceis e médias será interpretado como “análise de acerto casual” ou em português claro, “chute”, o que o fará perder pontos na nota final. O sistema avalia que você não tem conhecimento pleno em x disciplina. Não precisa alimentar ódio por ninguém, querido leitor ou leitora, lembre-se que a correção é automática, mas é claro que os cálculos foram obras de mãos humanas. Em 1977, Frederic Mather Lord, um psicométrico [eu adoro essa palavra] dos EUA, faz uma mudança na conhecida Teoria Clássica dos Teste, criando a TRI, em que o nível de dificuldade de uma prova era referenciado pelos próprios itens de avaliação e “a probabilidade de acerto de um item é condicionada à habilidade e conhecimento do examinando”.

Mas quem define o valor das questões? Os próprios participantes, ao acertarem ou errarem uma questão. Quanto maior o número de pessoas que errarem uma determinada questão x, maior será seu valor, pois será interpretada como “difícil”. O ENEM é exatamente o Exame Nacional do Ensino Médio, a partir desse modelo de correção, é quase como se fosse feito um teste final dos seus [teoricamente] três anos de Ensino Médio para cada disciplina.

Então, cada questão tem um nível de dificuldade e sua nota final de cada matéria será seu nível de proficiência final. Por exemplo, se você acertou uma maioria de questões fáceis da matéria x, que estão em um nível de proficiência de 300 a 500 pontos, essa será sua nota na matéria x, ou caso tenha acertado as mais difíceis e as mais fáceis, consequentemente, o TRI lerá que você domina a matéria e sua nota estará entre 700-800, por exemplo.

Redação

Diferente da prova objetiva, a redação é corrigida por seres humanos, é lida e avaliada. Na verdade, por dois seres humanos, que irão definir qual foi seu desempenho nos 5 critérios ou competências avaliadas. As duas correções irão definir sua nota final, mas os corretores não têm acesso às outras correções da sua redação. Cada competência vale 0 a 200, totalizando 1000. São elas:

 

  • Domínio da língua formal escrita.
  • Compreensão do tema e aplicação de diferentes conceitos dentro da estrutura de um texto dissertativo-argumentativo.
  • Seleção, organização e interpretação de informações, fatos, opiniões e argumentos na defesa do ponto de vista.
  • Uso de mecanismos linguísticos para construção da argumentação.
  • Elaboração da proposta de intervenção para o problema, respeitando os direitos humanos.

Caso não haja um consenso em ambas as correções e as notas forem muito discrepantes, sua redação é submetida a uma terceira avaliação.

A Média do Enem e o Ingresso

Aqui as coisas ficam mais simples [ou quase]. Soma-se as cinco notas mais a redação e divide o resultado por cinco. Quando a universidade estabelece um peso para cada prova [dependendo até mesmo do curso prestado], sua Média será o valor da soma das cinco notas mais redação, multiplicadas pelos pesos e dividida por fim, pela soma dos peses de cada matéria ou prova.

A nota de corte no sisu, assim como dito acima é também definida pelos ingressantes. Caso eu tenha 35 vagas, por exemplo, para um determinado curso x, e todos os alunos que se inscreveram nesse curso têm suas médias acima de 800, essa será a nota de corte, ou seja, a nota mínima para entrar nesse curso, a partir do resultado geral dos alunos interessados.


Para você que não pôde participar da aula de redação e resolução de exercícios, estou liberando dois cronogramas de estudo de Filosofia e Sociologia para os vestibulares:

CRONOGRAMA DE ESTUDOS FILOSOFIA BLOG

CRONOGRAMA DE ESTUDOS SOCIOLOGIA BLOG

 


Fontes: https://www.mundovestibular.com.br/enem/como-funciona-a-correcao-do-enem

https://vestibular.mundoeducacao.bol.uol.com.br/enem/como-calculada-nota-enem.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_de_resposta_ao_item#Hist%C3%B3ria

https://www.mundovestibular.com.br/enem/como-funciona-a-correcao-do-enem  

https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2017-11/entenda-como-e-feita-correcao-das-questoes-e-da-redacao-do-enem

Deixe um comentário